Inaugurado em 18 de setembro de 2005, o Centro Judaico BAIT foi criado a partir de um projeto longo e minucioso, baseado em estudos e pesquisas acerca das necessidades e demandas da comunidade judaica de São Paulo, particularmente dos residentes do bairro de Higienópolis.

Em sua edificação, juntamente com os conceitos mais modernos e reconhecidos de arquitetura e acabamento implementados em seus mínimos detalhes, a obra ganhou uma caracterização própria por meio de trabalhos artísticos temáticos e de motivos judaicos presentes na própria construção. Assim, os visitantes se impressionam com a imponente fachada da instituição, com suas grandes pedras vindas de Jerusalém, remontando às pedras do Kotel Hamaaravi, o Muro das Lamentações de Jerusalém.

No interior da sede, encontram-se importantes obras de arte, como o colorido vitral “As Doze Tribos de Israel”, representando a pluralidade judaica em um interessante quebra-cabeça, que reflete o ideário da instituição. Também se destaca a obra de arte “Montanhas”, localizada sobre a Arca Sagrada. Essa obra foi adaptada especialmente para o BAIT a partir de um trabalho do renomado artista plástico judeu, Lasar Segall (1891-1957), na primeira vez em que uma obra do gênero foi autorizada pela família do artista. Trabalhos de outros artistas brasileiros e estrangeiros complementam o visual moderno e sofisticado do BAIT.

Por sua beleza, infraestrutura e localização privilegiadas, além de suas inúmeras atividades judaicas, sociais e culturais, o BAIT se tornou um concorrido local para a realização de festas de Brit Milá, Bar e Bat Mitzvá, casamentos e outras celebrações. Assim, o BAIT se tornou um dos principais endereços da comunidade judaica de São Paulo.

Contando com uma forte presença e participação do público em suas atividades, nas rezas de Shabat e, acima de tudo, nas grandes festividades religiosas, o BAIT é referência em integração comunitária, recebendo judeus de diversas vertentes e matizes religiosos em uma congregação em que todos podem sentir-se em casa – o significado em Hebraico da palavra Bait.